Uma festa para evidenciar os momentos sigulares

Por cer­to, a his­tó­ria de Mi­nei­ros, ex­tre­mo Su­do­es­te de Go­i­ás, po­de ser es­tu­da­da, ana­li­sa­da e clas­si­fi­ca­da de di­ver­sos mo­dos, in­clu­si­ve pe­lo pro­ces­so que cha­mo “sín­te­se”, pa­ra não di­zer su­mu­la­do, li­ga­do a al­guns fa­to­res de âm­bi­to his­tó­ri­co, eco­nô­mi­co e so­ci­al dos fi­nais do Sé­cu­lo XIX, sem­pre dei­xan­do in­flu­ên­cias no pe­rí­o­do se­guin­te, des­ta­can­do-se as atra­ti­vas pas­ta­gens na­ti­vas, tí­pi­cas da Sub-Re­gi­ão das Pas­ta­gens Su­do­es­ti­nas, des­cri­tas pe­lo sa­u­do­so es­cri­tor Ba­si­leu To­le­do Fran­ça, ade­qua­das ao apas­cen­ta­men­to de ani­mais sol­tos, prin­ci­pal­men­te ga­do; a ex­pan­são da eco­no­mia agro­pe­cu­á­ria vin­da de Mi­nas Ge­ra­is, so­bre­tu­do do Tri­ân­gu­lo Mi­nei­ro, an­ti­go Ser­tão da Fa­ri­nha Po­dre, até 1816 per­ten­cen­te à Ca­pi­ta­nia de Go­i­ás, de on­de, por vol­ta de 1873, vi­e­ram vá­ri­as fa­mí­lias: Car­ri­jo, Re­zen­de, Te­o­do­ro, Oli­vei­ra, Al­ves etc., que ad­qui­ri­ram e se apos­sa­ram de gran­des áre­as de ter­ras, vi­san­do a for­ma­ção de gran­des fa­zen­das, co­mo Flo­res do Rio Ver­de, por exem­plo, pa­ra cri­a­ção dos ani­mais ci­ta­dos, nas ca­be­cei­ras e mar­gens dos rios, mor­men­te Rio Ver­de, ca­ri­nho­sa­men­te “Rio Ver­di­nho”, um dos mais im­por­tan­tes aflu­en­tes do Rio Pa­ra­naí­ba e do Rio Pa­ra­ná, for­ma­do­res da Ba­cia do Pra­ta.

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Martiniano J Silva, escritor e historiador que se apaixonou pela cidade de Mineiros

Com o au­men­to po­pu­la­cio­nal e das fa­zen­das, com des­ta­que en­tre as fa­mí­lias re­fe­ren­ci­a­das, no di­zer do no­tá­vel so­ci­ó­lo­go e crí­ti­co-li­te­rá­rio, An­tô­nio Cân­di­do, acen­tu­ou-se na re­gi­ão o cha­ma­do po­vo­a­men­to ru­ral, “dis­per­so”, ti­po pa­tri­mo­ni­a­lis­ta, já ten­do co­mo prin­ci­pal che­fe de fa­mí­lias o ma­jor Jo­a­quim Car­ri­jo de Re­zen­de (Fundador de Mineiros), ele­va­do dé­ca­das de­pois ao pos­to de “co­ro­nel”, le­van­do em con­ta o sis­te­ma po­lí­ti­co ado­ta­do a par­tir do iní­cio da Pri­mei­ra Re­pú­bli­ca (Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral de 1891). As­sim, o po­vo­a­men­to lo­cal foi trans­for­ma­do em 2º Dis­tri­to de Paz de Ja­taí, no ano ci­ta­do, co­me­çan­do ali a for­ma­ção de um ar­rai­al à mar­gem di­rei­ta do Cór­re­go Mi­nei­ros, aflu­en­te do Rio Ver­di­nho, on­de se eri­ge a ca­pe­li­nha do Di­vi­no Es­pí­ri­to San­to, co­me­ça­da em 1891 e fin­da­da em 1899, ele­va­da a Pa­ró­quia em 1913, pon­to bá­si­co de atra­ção dos mi­nei­ros e de ou­tras fa­mí­lias já pre­sen­tes na re­gi­ão, to­dos ca­tó­li­cos apos­tó­li­cos ro­ma­nos, de­vo­tas dos san­tos: São Se­bas­ti­ão, pro­te­tor es­pe­ci­al do ga­do e Di­vi­no Es­pí­ri­to San­to, es­co­lhi­do pa­ra os mo­men­tos ex­tre­mos, con­tex­to his­tó­ri­co que pas­sou a ser cha­ma­do “Ar­rayal do Mi­nei­ro” e ou­tras pou­cas de­no­mi­na­ções, já de­fi­ni­do co­mo prin­ci­pal che­fe po­lí­ti­co do Ar­rai­al, o “co­ro­nel” Jo­a­quim Car­ri­jo de Re­zen­de, ami­go de go­ver­nos da Pro­vín­cia e do Es­ta­do.

Em vir­tu­de dos fa­to­res ci­ta­dos, a Lei nº 257 e o De­cre­to de 7 de agos­to de 1905, o “Ar­rai­al do Mi­nei­ro” foi ele­va­do à con­di­ção de Vi­la e Mu­ni­cí­pio pe­lo “co­ro­nel” Mi­guel da Ro­cha Li­ma, Pre­si­den­te do Es­ta­do, ins­ta­lan­do-se, as­sim, o sis­te­ma po­lí­ti­co de In­ten­dên­cia Mu­ni­ci­pal, ten­do co­mo pri­mei­ro In­ten­den­te Pro­vi­só­rio (pre­fei­to à épo­ca), o “co­ro­nel” Jo­sé Pa­ra-As­su, de ori­gem ba­i­a­na, emer­gen­te da Guer­ra do Pa­ra­gu­ai, já ca­sa­do com Ma­ria Je­su­i­na de Mo­ra­is, de tra­di­cio­nal fa­mí­lia do Su­do­es­te, en­tão vi­ú­va de Fran­cis­co Jo­a­quim Vi­le­la, ape­li­da­do “Vi­le­la Bra­bo”, se­gun­do es­tou in­for­ma­do, mor­to pe­los ín­di­os bo­ro­ros na Fa­zen­da São Do­min­gos, Mu­ni­cí­pio de Mi­nei­ros, pro­va­vel­men­te em 1886.historia-de-mineiros

Con­for­me a Lei nº 90, de 21 de ju­nho de 1907, foi fei­ta a se­gun­da de­mar­ca­ção do Mu­ni­cí­pio de Mi­nei­ros, pre­su­min­do-se ter ha­vi­do a pri­mei­ra com a ins­ta­la­ção da Vi­la e Mu­ni­cí­pio (Lei 257, ci­ta­da). O sis­te­ma po­lí­ti­co de In­ten­dên­cia du­rou 25 anos (1905-1930), for­man­do o pri­mei­ro pe­rí­o­do de vi­da po­lí­ti­co-ad­mi­nis­tra­ti­va ins­ti­tu­ci­o­nal da Ter­ra, já man­ten­do um in­te­res­san­te Có­di­go de Pos­tu­ras de 1909, au­to­ria do vi­ce-In­ten­den­te, Ca­e­ta­no Car­ri­jo de Re­zen­de, ir­mão do “co­ro­nel” Car­ri­jo, ain­da ten­do co­mo prin­ci­pal li­de­ran­ça po­lí­ti­ca es­te úl­ti­mo e as pou­cas pes­so­as a ele li­ga­das pe­lo san­gue ou afi­ni­da­de fa­mi­liar, fa­le­ci­do nos fi­nais de 1925, só sen­do ex­ce­ção na di­re­ção po­lí­ti­ca da Vi­la, o ca­so do “co­ro­nel” Jo­sé Pa­ra-As­su, que as­su­miu o car­go por pres­tí­gio e mai­or ex­pe­ri­ên­cia pes­so­al, já se ten­do na Vi­la dois ti­pos ét­ni­co-so­ci­ais bá­si­cos, os mi­nei­ros vi­si­o­ná­rios e os nor­des­ti­nos ou­sa­dos, re­al­ça­dos pe­los ba­i­a­nos, co­me­çan­do as­sim, alem dos mi­nei­ros, a gran­de in­flu­ên­cia dos fi­lhos da boa ter­ra na vi­da po­lí­ti­ca, eco­nô­mi­ca e so­ci­al de Mi­nei­ros.

Só com o cen­so de­mo­grá­fi­co de 1920, li­ga­do ao Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IB­GE), a po­pu­la­ção mi­nei­ren­se apa­re­ce es­tu­da­da e quan­ti­fi­ca­da ofi­ci­al­men­te, “re­par­ti­da” em “zo­na ru­ral”, pre­do­mi­nan­te; e “zo­na ur­ba­na”, já dis­tri­bu­í­da por se­xo. Ali, Mi­nei­ros ti­nha 4.154 ha­bi­tan­tes, com 2.234 ho­mens e 920 mu­lhe­res, ca­rac­te­rís­ti­ca que se pros­se­guiu, qua­se to­dos na zo­na ru­ral, sen­do es­ta, por­tan­to, a pri­mei­ra vez que a po­pu­la­ção lo­cal, em ple­no re­gi­me de In­ten­dên­cia, fez par­te de re­cen­se­a­men­to ofi­ci­al. Ape­sar de mui­to len­to o au­men­to da po­pu­la­cio­nal do vi­la­re­jo e das pro­pri­e­da­des ru­ra­is, com o tem­po sur­gi­ram al­gu­mas ati­vi­da­des de ca­rá­ter “ur­ba­no”, den­tre ou­tras, co­mér­cio, al­guns ser­vi­ços, pe­que­na in­dús­tria, im­pos­tos e a lo­ca­li­za­ção, que jus­ti­fi­ca­ram ele­var a Vi­la e o Mu­ni­cí­pio à co­bi­ça­da con­di­ção de ci­da­de, em 31 de ou­tu­bro de 1938, con­for­me De­cre­to-Lei es­ta­du­al nº 1.233, da­ta já con­sa­gra­da co­mo ani­ver­sá­rio de eman­ci­pa­ção po­lí­ti­ca da ci­da­de, se­guin­do ori­en­ta­ção le­gal e po­lí­ti­ca do Es­ta­do No­vo, atra­vés do De­cre­to-Lei 311/38, bai­xa­do por Ge­tú­lio Var­gas.

Com o De­cre­to-Lei es­ta­du­al nº 8.305, de 31 de de­zem­bro de 1943, a ci­da­de foi ele­va­da ao hon­ro­so sta­tus de co­mar­ca, sen­do ins­ta­la­da, so­le­ne­men­te, in­clu­si­ve com uma ani­ma­da mis­sa, em pré­dio pró­prio do Fó­rum (fotos do Fórum antigo) e Pre­fei­tu­ra, ar­qui­te­tu­ra art dè­co, so­men­te no dia 25 de mar­ço de 1944, to­man­do pos­se co­mo pri­mei­ro Ju­iz de Di­rei­to, Dr. Aris­ti­des Au­gus­to. Den­tre ou­tras ilus­tres au­to­ri­da­des, In­ter­ven­tor e Go­ver­na­dor do Es­ta­do, Dr. Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra e es­po­sa, do­na Ger­ci­na Bor­ges, Drs. So­lon Al­mei­da e Van­di Bor­ges, Bis­po Dom Ger­ma­no Cam­pon, Pre­si­den­te do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça, De­sem­bar­ga­dor Dá­rio Dé­lio Car­do­so, pre­fei­to in­ter­ven­tor Pe­dro Aran­tes, Ban­da de Mú­si­ca da Po­lí­cia Mi­li­tar, che­fe po­lí­ti­co An­tô­nio Ge­tú­lio da Sil­va, “To­ni­co Cor­re­dei­ra” etc. Eis uma fes­ta re­al­men­te ines­que­cí­vel, até en­tão ini­gua­lá­vel no lu­gar, evi­den­ci­an­do um dos mo­men­tos mais sin­gu­la­res da his­tó­ria do Mu­ni­cí­pio; no­tan­do-se que Mi­nei­ros, pou­co im­por­tan­do as exi­gên­cias for­mais, vi­rou ci­da­de e co­mar­ca que, de tão apres­sa­da, di­ver­si­fi­ca­da e im­pac­tan­te, nin­guém mais sa­be o seu ta­ma­nho.

(Martiniano J. Silva, escritor, advogado, membro do Movimento Negro Unificado (MNU), da Academia Goiana de Letras e Mineirense de Letras e Artes, IHG-GO, UBE-GO, mestre em História Social pela UFG, professor universitário, articulista do DM – martinianojsilva@yahoo.com.br)