Indisciplina/Violência nas Escolas
A violência nas escolas é tema de discussões no mundo inteiro, já que o problema não ocorre apenas em bairros ou países pobres e periféricos. Freqüentemente a Unesco promove conferências sobre o tema, em diversos países. Na Europa, por exemplo, não se fala mais em “cultura de paz”, mas em “educação para a cidadania”, como o objetivo de formar alunos-cidadãos capazes de expor suas idéias de maneira pacífica.
Abaixo você encontra uma lista de instituições que podem oferecer ajuda, material de apoio para educadores e informações de modo geral para aprofundar a discussão e combater a violência contra crianças e jovens, dentro e fora da escola.

PROJETO CAD-Tolerância Zero à Indisciplina – principal projeto divulgado por este site (Educação na Escola) em que se aplica medidas educativas aos alunos infratores, aproximando os pais da Escola, resgatando a autoridade do professor e a melhoria do aprendizado do aluno. – início de implantação – março/2011 – Mineiros/GO.

27ª Promotoria da Infância e Juventude de Campo Grande/MS Contra a Evasão e a Violência Escolar. Idealizador: Promotor Dr. Sérgio Fernando Harfouche.
Projeto COAV, por exemplo, é um site que oferece informação atualizada exclusivamente sobre a participação de crianças e jovens em violência armada fora de guerras. Esse projeto tem como objetivo produzir e divulgar informações, conscientizar a comunidade internacional e compartilhar soluções sobre o problema.
Programa Cidadania Paz nas Escolas – http://www.mj.gov.br/sedh/paznasescolas
O PCPAZESCOLAS é um Programa estratégico de sensibilização, conscientização da Comunidade Escolar para a prevenção e enfrentamento dos diversos tipos de violências.
Programa do Ministério da Justiça, visa reduzir a violência entre jovens e adolescentes nas escolas do País.
Projeto Escolas de Paz (Unesco) – http://www.unesco.org.br
Tem como objetivo oferecer oportunidades de acesso à cultura, esporte, arte e lazer para jovens em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), está formando o Observatório Nacional de Violência Escolar, que atuará integrado a um instituto similar existente na Europa. A idéia é manter atualizados estudos e pesquisas que possam ajudar na elaboração de políticas públicas voltadas à solução do problema. O livro “Violência nas Escolas”, de Miriam Abramovay e Maria das Graças Rua pode ser obtido pelo site da entidade (escolas devem enviar ofício solicitando a obra).
Encaminhe também seu projeto para publicação no site: mineiroscom@gmail.com