segunda-feira, junho 14, 2021
InícioFotosFundador de Mineiros

Fundador de Mineiros

Joaquim Carrijo de Rezende “Coronel Carrijo”, fundador de Mineiros nasceu em 26 de junho de 1852 no distrito de Bagagem Rocinha, região do Prata, Minas Gerais e faleceu no dia 08 de setembro de 1925, com complicações cardíacas neste município de Mineiros.

O Coronel é considerado o legítimo fundador de Mineiros, tendo chegado nessa região por volta de 1873, para desbravar terras, vindo de carro de boi, trazendo sua família, escravos, tropas, traias de cozinha, e outros apetrechos.

Chegando em nossa região, no local onde existe a cidade não era mais do que uma região deserta do sudoeste goiano. Fixou residência e depois vieram outras famílias do Estado de Minas gerais, demandando o oeste brasileiro a procura de ouro e diamantes. Tempos depois, descobriram ricas jazidas de diamantes às margens do Rio Verde, 6 km da cidade.

Esses aventureiros, referindo-se aos habitantes mais antigos, diziam os “mineiros”. Formou-se depois a povoação que passou a ser conhecida por Mineiros.

Com o desenvolvimento do povoado sempre crescente resolveu o Coronel Carrijo, que possuía um quinhão de terras, construir a primeira escola, onde mantinha também um professor.

No mesmo período, com auxílio dos demais habitantes, construíram a a primeira capela onde oficiavam o culto católico, hoje Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Foi ainda o Coronel  Carrijo quem doou grande parte de terras para a formação do patrimônio de Mineiros.

Em 1905, dado o seu desenvolvimento, tornou-se vila e conseqüentemente distrito pela Lei Estadual N° 257 de 24 de maio do mesmo ano.

fundador de mineiros
Joaquim Carrijo de Rezende – fundador de Mineiros

Coronel Carrijo era casado com Donaciana Alves de Rezende, que nasceu no dia 03 de agosto de 1856 e faleceu no dia 09 de setembro de 1938, ficando acamada por um período de 05 anos, também vítima de problemas do coração.

Sua mulher, era parente próxima, também originária de Minas Gerais. Coronel Carrijo era do signo de câncer, um homem enérgico, vaidoso e que impunha respeito a todos que o conheciam.

Tinha o hábito de presentear sua esposa e filhos com jóias, pois aqui em Mineiros trabalhava com o comércio de diamantes, era dono de várias propriedades e foi o primeiro comerciante a instalar em nossa cidade um armazém e uma farmácia. Também comercializava gado vacum com a região de Barretos/SP.

mulher do fundador de mineiros
Donaciana Alves de Rezende – Mulher do Coronel Carrijo

Sua mulher Donaciana, do signo de leão, tinha uma personalidade sensível e na expressão popular era emburradeira. No entanto, era uma mãe e avó muito amorosa e dedicada, gostava de pescar e de colher frutos no campo. Era portadora de uma doença capilar que a fez perder os cabelos e em função disso possuía uma coleção de perucas que usava religiosamente para ficar mais bonita e agradar ao Coronel.

Do casamento resultaram 07 filhos: Maria Joaquina de Rezente, Genoveva Joaquina de Rezende, Ana Joaquina de Rezende, Virgilina Joaquina de Rezende, Delmira Joaquina de Rezende, José Joaquim Carrijo de Rezende e Clarimundo Joaquim de Rezende.

Mineiros.com
Conhecida como "cidade saúde", acolhedora e em rápida evolução e crescimento, antigamente denominada a Princesinha do Sudoeste, Mineiros convida todos a uma visita para conhecer e investir nessa promissora cidade. Curta e contribua com o site enviando suas histórias, fotos e sugestões.
RELATED ARTICLES

5 COMENTÁRIOS

  1. Dr. Neves disse um dia, levantando e balançando a mão com a foto do Cel. Carrijo montado em seu cavalo branco: “Esse cavalo, o Coronel não emprestava para ninguém, a não ser para minha pessoa!” E batia a outra mão no peito três vezes quando diziam “para minha pessoa”. E acrescentou: “Quando o Coronel viajava ele dizia para a patroa, D. Donaciana: ‘Se o Doutor precisar do cavalo, para ele pode emprestá-lo!”

  2. Sou filho de mineiros, nascido na região a beira do rio diamantina, neto da Alcina Carrijo e filho de Sebastião Alves e Lourdes Alcina,e genro de dona Alcina e hoje esta cidade só me resta lembranças de toda a minha família q mora na cidade de Mineiros e eu me resido em Brasíla a 43 anos. Sou também um filho e Mineiros um abraço a todos q leram essa mensagem, que é uma cidade MARAVILHOSA!

Most Popular

Recent Comments

Walley Marlos Pereira on José Alves de Assis
Marisley Gomes Martins on José Alves de Assis
Pedro Nicomedes de Rezende on José Alves de Assis
Pedro Carlos Cunha on Dom Eric Deichman & Lavoura
Rildo Rodrigues de Oliveira on Martiniano José da Silva
Rizan Luiz Pereira on Mercadão Municipal de Mineiros
laurecy cabral de mello on Martin Doido
antonio elviro de rezende on Mercadão Municipal de Mineiros
Diomar Rodrigues da Silva on Cachoeiras e riachos belíssimos em Mineiros
claudionor ramos goes on Dom Eric Deichman & Lavoura
Lucinda Freese Alves on Martin Doido
Jailton Araujo on Martin Doido
gilzete on Martin Doido
elias on Martin Doido
NARA RÚBIA on Time dos Gordos – 1964
Vinícius de Queiroz Rezende on Mineiros de Antigamente – Praças
Solene Lopes de Oliveira on Mineiros de Antigamente – Praças
jeovargues b resende on Martin Doido
angela.aparecida.sabina dos santos on Martin Doido
Norma Ataídes Ferreira Mota. on Time dos Gordos – 1964
juraci alves de alcantara on Fundador de Mineiros
degleiber de oliveira on Time dos Gordos – 1964
Carlos |Alberto Flores Chaves on Mineiros de Antigamente – Prefeitura & Comiva
marcelo de oliveira sousa on Mineiros de Antigamente – Praças
WAGNER IRINEU SOUSA on Mineiros de Antigamente – Praças
valter machado costa on Martiniano José da Silva
eide araujo on Mineiros1941-7
Josias Dias da Costa on Mercadão Municipal de Mineiros
João Bosco Barbosa de Souza on Cachoeiras e riachos belíssimos em Mineiros
Ivan Ferreira Domingues on Mineiros de Antigamente – Fotos Aéreas
Mineiros.com on Fundador de Mineiros
silverio on Fundador de Mineiros
Josias Dias da Costa on Fundador de Mineiros
wesley martins da silva on Paulo Freire
jonnathan on Paulo Freire
Celino Alexandre Raposo on Paulo Freire
Nice on Paulo Freire
Rita de Cássia Martins Medeiros Costa on CAD – Cidadania com Amor e Disciplina
Maryland on Paulo Freire
ilcilene ferreira de sousa on A escola serve para que?
ilcilene ferreira de sousa on Mãe e Aluna sobre disciplina do CAD Tol. Zero
Marta Maria de Paula Aragão on CAD – Cidadania com Amor e Disciplina