Também denominada Índiamérica (Semente de nossa Identidade) esse monumento histórico abaixo, mais conhecido como Rotatória da Índia, foi erguido em Mineiros/GO no cruzamento das principais avenidas da cidade (Avenida Antônio Carlos Paniago e Avenida José Joaquim de Rezende – popularmente conhecida como Avenida Jardim) e desde então é um dos grandes cartões postais da cidade.
A estátua foi inaugurada em 22 de abril de 2000 e foi obra do artista plástico Sinval de Carvalho. Segundo a pedagoga e poeta Marta Brandão, o monumento Grito da Indiamérica:
“é realmente um marco na história municipal, que busca valorizar a cultura indígena, a produção artística assinada por Sinval de Carvalho, em ferro e concreto, medindo 5m de altura por 1,80m de diâmetro.”
Ela explica ainda que a obra encontra-se sustentada sobre o seu habitat natural, pois tem como base a oca que surge da terra (o monumento maior deixado pelo criador); as raízes brotam sobre o lugar simulando as veias abertas da América rompendo de nossa herança indígena.
Os filhos desta terra estão representados pelo menino que se amamenta, com a mão sobre o coração da índia-mãe, revelando o forte calor de nossa grande fé na nação. O monumento orgulha todo o povo mineirense, o que justifica a frase inserida pelo autor na placa de inauguração:
“Grita Indiamérica! Raiz de uma raça, semente de nossa identidade”
Resumo histórico extraído do livro do Escritor e Historiador Martiniano J. Silva denominado Parque das Emas, Última pátria do cerrado – Bioma Ameaçado