Olá, caro leitor do site Mineiros.com. Você sabia que dia 21 de maio é o Dia da Língua Nacional?
Pois bem, nesse dia 21 comemoramos o Dia da Língua Nacional e a melhor maneira de festejar é incentivando nossas crianças e jovens ao hábito da leitura! O contato com os livros é um “exercício” que deve ser despertado na criança desde cedo, mesmo que ela não esteja alfabetizada. Embora não compreenda o significado de algumas palavras e muitas vezes não capte totalmente a mensagem da história, sua percepção começa a mudar e a curiosidade também vai aumentando.
Infelizmente, com a correria do dia a dia torna-se cada vez mais difícil reservar um tempinho para contar histórias, mas os pais devem saber que mesmo 15 minutos por dia já faz muita diferença no processo de aprendizado do filho. Ouvindo histórias diariamente, a criança começa a adquirir o gosto pela leitura, amplia seu vocabulário e desenvolve a linguagem e o pensamento. Além disso, as histórias também estimulam a atenção e a memória, despertando a sensibilidade e o imaginário.
Os reflexos desta prática são os melhores possíveis, tanto para a educação quanto para o caráter da criança. Mostrar ao filho que a leitura é algo gostoso e divertido é o passo inicial.
Confira algumas dicas dos especialistas em língua portuguesa:
Complemento Escolar para estimular de forma correta o gosto pelos livros:
– Escolha o momento certo: é importante que nem você nem a criança estejam entretidos com outra atividade. Pergunte ao filho se ele quer ouvir uma história. Se ele disse que não, não insista. Esse tem de ser um momento prazeroso para ele.
– Selecione o livro certo: deixe que a criança opine sobre a história que quer ouvir. Se achar que o livro escolhido é muito grande ou tem pouco interesse, proponha-lhe outro até sentir que a sua proposta agrada. Não imponha um livro. Isso pode desestimulá-lo.
– Faça no local certo: procure um local tranquilo para que a criança não tenha sua atenção desviada. Sente-se junto com ela para que ambos possam ver o livro e as ilustrações.
– Leia e estimule: enquanto estiver lendo, acompanhe com o dedo as linhas do livro. Isso garantirá que a criança preste atenção às palavras, mesmo que não as entenda. Leia com expressão, pronunciando claramente e fazendo pausas. Se a criança já souber ler algumas palavras, incentive-a para que o faça. Enquanto estiver lendo, converse sobre a história e explique alguma situação ou palavra que ela não tenha entendido. Pergunte o que acha que vai acontecer a seguir, pois isso estimula a imaginação e o interesse pela leitura.
– Identifique a duração certa: fique atento aos sinais de cansaço da criança. Interrompa a leitura se ela mostrar desinteresse. Não a force a ouvir a história por mais tempo que deseja. Se o livro ainda não estiver acabado, interrompa-o e continue depois.
– Por fim, converse depois da leitura: quando acabar de ler, converse sobre a história, personagens que a criança mais gostou e sobre os pontos que achou mais interessante.
Estimulando a criança da maneira correta e dando bons exemplos é impossível não despertar o gosto pela leitura. Portanto, não perca mais tempo e comece o “Era uma vez” que a criança deseja ouvir.