Queda da criminalidade em Goiás? Erro ou Manipulação?

0
196

A queda nos índices de criminalidade noticiada pela Secretaria da Segurança Pública nesse mês de março nas redes sociais estão virando piada. Ninguém acredita na redução da criminalidade no Estado de Goiás porque ouve diariamente o aumento das notícias de crimes. Basta analisar os sites de notícias de ocorrências policiais nos últimos meses: inúmeros crimes e criminosos que não são presos: a polícia chega no local e apenas registra o fato ocorrido, pois os bandidos já fugiram do local do crime.

reducao-criminalidade-goias
Segundo a SSP, todos os crimes tiveram reduções drásticas no início desse ano de 2017

A suspeita da fraude nos números está sendo investigada pelo Ministério Público de Goias. Em todas as cidades houve diminuição no número de policiais e aumento considerável no índice de criminalidade, como todos sabem e vivenciam. Em Mineiros não foi diferente, pois há poucos policiais e uma caótica atuação militar que hoje conta com quase metade do efetivo de 15 a 20 anos atrás.

O fato provável, responsável pela “queda” dos índices, pode ter como “justificativa” a utilização do termo “Averigação” nos Boletins de Ocorrência feitos nos últimos meses, ao invés de inserir efetivamente a natureza da infração. O Observatório da Segurança Pública é o órgão responsável pela divulgação de informações da área de Segurança Pública do estado de Goiás, centralizando a coleta e a auditagem dos dados estatísticos por meio dos registros dos Boletins de Ocorrência no RAI (Registro de Atendimento Integrado).

Como isso vinha ocorrendo?

Ao que parece, em todo o Estado de Goiás teria havido a ordem para que os policiais passassem a usar o termo “Averigação” nos atendimentos em que claramente a ocorrência seria de roubo, furto, homicídio tentado, disparo de arma, enfim, quando o policial chegasse no destino e não havia vítima ou ela já havia sido encaminhada, a anotação no BO sobre a classificação do atendimento, ao invés de se inserir o crime provável, estava sendo inserida a expressão “Averigação”. Os BOs eram registrados no sistema eletronico e com isso se alimenta os dados de todo o estado.

comentario-usuarios-facebook
Alguns usuários questionam na página do órgão: “Que Goiás é esse?”
Comentário sobre a impressão a respeito da criminalidade na cidade de Mineiros - Facebook - Grupo Mineiros-GO
Comentário sobre a impressão a respeito da criminalidade na cidade de Mineiros – Facebook – Grupo Mineiros-GO

Essa é a provável “estratégia” utilizada pela Secretaria de Segurança Pública para manipular os dados da criminalidade. Vejam o que divulgaram na página do Facebook:

“Pelo segundo mês consecutivo em 2017, Goiás registra recuo em todos os 12 índices de criminalidade. Em janeiro, as estatísticas já haviam mostrado a tendência de queda geral dos delitos, o que agora se confirma com a divulgação do relatório de fevereiro: se comparado com o mesmo período do ano passado, os homicídios registraram queda 29,46%, enquanto, estupros e tentativas de homicídios recuaram 29,17% e 43,63%, respectivamente.Também retrocederam os latrocínios (-79,31%), roubos a transeuntes (-33,35%), roubos de veículos (-40,49%), roubos em comércios (-30,34%), roubos em residências (-39,3%), furtos de veículos (-29,77%), furtos em comércios (-24,07%), furtos em residências (-4,87%) e furtos a transeuntes (-34,69%). As estatísticas de janeiro já haviam mostrado essa mesma tendência de queda na criminalidade quando também apresentou retrocesso nas 12 modalidades. Os dados são do Observatório de Segurança Pública da SSPAP.” 

De maneira clara eles estão querendo divulgar ao país que no Estado de Goiás está sendo diminuída a criminalidade com cada vez menos policiais, viaturas, estrutura e investimentos na segurança pública. A apuração foi enviada para análise do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público de Goiás.

Veja um exemplo de publicação na página da Secretaria de Segurança Pública de Goiás no dia 03/03/2017:

Publicação Secretaria da Segurança Pública - Facebook
Publicação Secretaria da Segurança Pública – Facebook

Comente abaixo ou em nossa página do Facebook o que você acha desses dados: representa uma realidade ou na sua opinião ou há algo errado nisso? Participe, contribua, divulgue.

Compartilhar
Mineiros.com
Conhecida como "cidade saúde", acolhedora e em rápida evolução e crescimento, antigamente denominada a Princesinha do Sudoeste, Mineiros convida todos a uma visita para conhecer e investir nessa promissora cidade. Curta e contribua com o site enviando suas histórias, fotos e sugestões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here