O Projeto CAD – Cidadania com Amor e Disciplina nas Escolas Municipais de Mineiros

0
569

Esses três anos trabalhando com o projeto CAD nas escolas Estaduais de Mineiros, construindo e edificando valores de cidadania e disciplina com os nossos adolescentes, analisamos que estes jovens estavam chegando ao ensino fundamental de II fase desprovidos de valores tão fundamentais a uma boa convivência, dificultando, portanto a oferta por um ensino de qualidade, onde a indisciplina mostra-se empecilho de conquista por um aprendizado de excelência.

projetocadmineiros

Com esta realidade triste em mãos percebemos que algo neste processo estava ficando falho, pois percebíamos que muitos dos conflitos existentes ocorridos nas escolas do Estado poderiam ter sido evitados se esses jovens e seus responsáveis tivessem tido uma orientação educacional satisfatória.

Neste sentido, vimos a necessidade de desenvolver o projeto CAD com nossas crianças, trabalhando a formação na base, com a estruturação sendo feita no alicerce, plantando cidadania e disciplina com as crianças, visando assim uma colheita de sucesso, com grandes benefícios para nossa sociedade no futuro, pois estudos nos mostram que a criança é muito aberta a assimilar princípios que formarão seu caráter e seu caminhar em sociedade. Os valores que aprendemos na infância são os que carregamos pela vida afora, sendo importante assim que os pais ou os responsáveis pela criança juntamente com os professores e equipe escolar sejam influências positivas em seu cotidiano. Inúmeras são as oportunidades que a escola e principalmente os pais têm para mostrar a importância de desenvolver e cultivar valores como respeito, generosidade, gratidão, responsabilidade e solidariedade. A grande maioria dos pais não compreendem as chances que perdem de ensinar seus filhos.projetocadmineiros

Sendo assim, constatamos e analisamos a nova realidade municipal, para posteriormente estruturarmos o projeto de acordo com as especificidades das Escolas Municipais de Mineiros que começaram a partir de então a desenvolver os procedimentos expostos no projeto, visando atingir o sucesso educacional dos alunos, trabalhando primordialmente com as famílias, alertando-as da importância da presença ativa das mesmas no desenvolvimento educacional das crianças, visto que, compreendemos que a educação primária dos filhos, embora seja tarefa extremamente complexa, deve ser intransferivelmente da família, vivenciada em um ambiente da harmonia, paz, carinho e diálogo, não podendo querer, contudo, transferir essa responsabilidade ao Estado, representado pela figura da Escola ou mesmo ao Conselho tutelar, ao promotor de Justiça ou ao juiz de direito.

Buscaremos frisar com as famílias que elas têm a responsabilidade tanto moral quanto legal em relação a seus filhos. Acreditamos que a escola é local de ensino e construção da cidadania, mas educação, respeito, valores e princípios vêm de casa e não é a escola que tem que suprir o papel dos pais e sim apenas complementá-lo. Portanto o projeto CAD, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas cobrarão dos responsáveis a obrigação que estes têm com a educação de seus pupilos, podendo sofrer punições asseguradas na lei diante das omissões de suas responsabilidades.

projetocadmineirosPor meio desta ação esperamos sensibilizar os profissionais municipais de educação para a importância de construírem conhecimentos pautados principalmente por um relacionamento pessoal competente, realmente educativo, harmonioso, equilibrado, participativo, solidário, impregnado de fraternidade, equidade e respeito entre educador e educando, não somente na sala de aula, mas também em todas as demais atividades desenvolvidas no âmbito escolar, com a imprescindível participação da família e da comunidade.

Priorizaremos desenvolver nos educandos a capacidade de reflexão sobre suas ações, fazendo-os compreender que na escola existem regras a serem cumpridas, tendo, portanto a escola o dever educacional de alertá-los para as possibilidades de escolhas e a importância dessas escolhas para a sua vida e conseqüentemente a do seu grupo social.

Portanto o CAD nas escolas Municipais é uma alternativa da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as Escolas Municipais de Mineiros, em parceria com o Ministério Público de garantir um ensino de qualidade, onde todos os agentes envolvidos assumam suas responsabilidades perante a educação de nossas crianças.

projetocadmineiros
Coordenadora Pedagógica Adriane Pereira R. Marques (2), Secretária Municipal de Educação Inês M. Parmeggiani (centro), seguindo o Promotor de Justiça Dr. Daniel Roberto D. do Amaral a Coordenadora Disciplinar Lília Costa Martins e equipe gestora da Escola Municipal Elias Carrijo

*Lília Costa MartinsCoordenadora Disciplinar da Secretaria Municipal da Educação

Compartilhar
Mineiros.com

Conhecida como “cidade saúde”, acolhedora e em rápida evolução e crescimento, antigamente denominada a Princesinha do Sudoeste, Mineiros convida todos a uma visita para conhecer e investir nessa promissora cidade. Curta e contribua com o site enviando suas histórias, fotos e sugestões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here