Povoado de Araguassu, antigo Garimpo do Luciano

0
232

Na década de 1930, começou-se a intensificar a urbanização da vila de Mineiros que, em 1938, foi elevada à condição de cidade. Muitos dos que chegaram ao município eram garimpeiros e se estabeleceram no Garimpo do Luciano, que passou a se chamar Araguassu. O pároco que assumiu a paróquia em abril de 1940, Pe. João Garcia Freire, assim descreve essa realidade que teve início nos anos de 1930:

Quem já não ouviu falar nestes lugares, corruptelas, aglomerado de ranchos cravados nas pitorescas margens do legendário rio Araguaia, onde sem vida familiar, religiosa e social, a procura do diamante, temporariamente se encontram muitos filhos pródigos, vindos dos diversos Estados deste grande Brasil? Felizmente temos aqui estabelecidas diversas famílias, religiosas, que muito auxiliam ao Padre na celebração das festas e com quem se pode ter trato social.

Permaneci durante cinco dias com esta gente, rezando a Missa, administrando os Sacramentos e instruindo-os em religião. A terra nestes lugares é ainda um tanto ingrata e precisa de muito preparo. Encerramos as nossas festas com as procissões de S. Pedro e S. Sebastião, correndo tudo em paz. (LIVRO DO TOMBO I, 1940: 49)

Essa é uma foto do Povoado de Araguassu, antigo Garimpo do Luciano em Mineiros Veja a igreja ao fundo:

rancho-povoado-araguassu-mineiros1
Rancho no Povoado de Araguassu, de Francisco de Oliveira Martins
praca-matriz-povoado-araguassu-mineiros1
Praça Matriz no Povoado de Araguassu

Na década de 1930, o IBGE não realizou o censo, por isso não temos como demonstrar o número de pessoas residentes na cidade. A única informação que obtivemos foi através de registros do Livro do Tombo da Paróquia do Divino Espírito Santo, que atribui à paróquia uma população estimada de 13.000 habitantes. Vale ressaltar que a paróquia abrangia também o município de Santa Rita do Araguaia. (Textos extraídos da Disertação de Mestrado da Professora LUCIENE APARECIDA PINTO COSTA PEREIRA)

Compartilhar
Mineiros.com
Conhecida como "cidade saúde", acolhedora e em rápida evolução e crescimento, antigamente denominada a Princesinha do Sudoeste, Mineiros convida todos a uma visita para conhecer e investir nessa promissora cidade. Curta e contribua com o site enviando suas histórias, fotos e sugestões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here