A exportação dos produtos da BRF produzidos em Mineiros já tinha sido parciamente suspensas (principalmente quanto aos produtos temperados) em razão da alta quantidade de salmonela presentes nos alimentos enviados ao exterior no passado. Dessa vez, pelo menos sete contêineres foram identificados altos índices de Salmonella e a Itália não aceitou que a carne entrasse naquele país.

Maurício Moscardi Grillo, Delegado da Polícia Federal que investiga a BRF

CURITIBA – O delegado Maurício Moscardi Grillo, da Polícia Federal (PF) de Curitiba disse que várias irregularidades foram detectadas nas investigações da operação Carne Fraca.

As perícias realizadas em produtos comprados nas redes de supermercado de Curitiba, segundo o delegado, identificaram que “Há alterações em vários produtos repassados para o consumidor. Muitas vezes, há falta de proteínas de carne, por exemplo. Na perícia, foi verificada quantidade exagerada de determinada substância. Eram ácidos e outras substâncias, inclusive cancerígenas, para maquiar a imagem ruim da carne”.

Após investigação, uma das providências sugeridas pela Polícia Federal à Justiça, a partir do inquérito que deflagrou a Operação Carne Fraca, na manhã desta sexta-feira (17), é a interrupção da produção na fábrica da BRF na cidade de Mineiros, em Goiás. A razão é nada higiênica, afirma a PF: “Exportação de carnes contaminadas” (Fonte: Época).

Foto aérea da planta da BRF em Mineiros. Na época tinha o símbolo da Perdigão, hoje BRFoods

PROPINA PARA FUNCIONAR A BRF

Diálogos interceptados na Operação Carne Seca demonstram que carnes de Mineiros foram barradas no Porto da Itália por conter indícios de Salmonella. Em mineiros a fábrica continua em operação por interferência ilícita de fiscais do Ministério da Agricultura, que recebiam propina da empresa, segundo divulga o site da Folha.

Autoridades italianas identificaram repetidas infrações da BRF em Mineiros que pode causar a suspensão em definitivo das importações dos produtos produzidos aqui em nossa cidade. Em 2016 o Ministério da Agricultura, segundo consta, quase interditou a BRF em Mineiros; o que impediu a interdição foi influência de fiscais junto ao chefe do SIPOA de Goiás.

DA PRISÃO DE EXECUTIVO DA BRF

Segundo noticia os executivos da BRF José Roberto Pernomian Rodrigues (Vice-Presidente) e André Luiz Badissera (Diretor) podem ser presos a qualquer momento e foram presos nessa sexta-feira (17) por ordem judicial o gerente de Relações Institucionais Roney Nogueira dos Santos. O líder da organização criminosa seria um funcionário do Ministério da Agricultura Daniel Gonçalves filho, superintendente regional no Paraná.

Veja a decisão da Justiça Federal

Juiz Federal decide, por enquanto, não suspender as atividades para não prejudicar os funcionários em Mineiros

Infecção por Salmonella

Os sintomas da infecção por Salmonella, também conhecida como salmonelose, normalmente são vômitos e diarreia fortes, e são causados pela ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, que ficam grudados na casca do ovo, por exemplo ou quando as mãos do cozinheiro não estão bem lipas e a comida fica mal cozida e não mata as bactérias que se multiplicam rapidamente.

A infecção intestinal causada por esta bactéria é forte e perigosa, pois ela pode se espalhar rapidamente para outros órgãos, causando a febre tifoide, que pode levar à morte. Veja como tratar a febre tifoide.

Assim, é necessário estar atento aos sintomas causados por esta doença, que são:

  • Náuseas e vômitos por mais de 24 horas;
  • Diarreia intensa por mais de 3 dias;
  • Febre baixa e arrepios;
  • Sangue nas fezes;
  • Dor de barriga;
  • Dor de cabeça.
Compartilhar
Mineiros.com

Conhecida como “cidade saúde”, acolhedora e em rápida evolução e crescimento, antigamente denominada a Princesinha do Sudoeste, Mineiros convida todos a uma visita para conhecer e investir nessa promissora cidade. Curta e contribua com o site enviando suas histórias, fotos e sugestões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here