O que é preciso para visitar o Parque?

0
3919

Parque Nacional das Emas é uma unidade de conservação com poucas visitações por turistas e por isso não conta com uma estrutura tão adequada para o turismo como alguns Parques Brasileiros, porém recebe seus turistas com respeito e profissionalismo.

A grande vantagem é que o turista tem a oportunidade de contemplar uma área tão preservada e com uma grande biodiversidade, podendo ficar muitas vezes em um completo isolamento do mundo moderno.

visita guiada parque nacional emas
Veículo para os Passeios no Parque Nacional das Emas

Muitas pessoas que  visitam o Parque das Emas e vão direto ao portão do parque que fica a 88 km distantes da cidade de Mineiros, acabam se decepcionando, uma vez que o Parque não conta com um CAT (centro de atendimento ao turista) para vender o ingresso  e não tem Monitores Ambientais de prontidão. Só conta com um porteiro para controlar o acesso .

Os CATs estão localizados nas cidades de Mineiros – GO, Chapadão do Céu – Go e em Costa Rica – MS. Os Monitores Ambientais também residem nas mesmas.

Ingresso para o Parque das Emas – VOUCHER

Para visitar o Parque é necessário portar o ingresso, um documento denominado VOUCHER, que deve ser emitido com antecedência por um dos CATs ou Agências de Turismo existente nas cidades referidas.

Como adquirir o Ingresso?

Para tirar o VOUCHER, a pessoa deve entrar em contato com um profissional de um CAT ou de uma Agência de Turismo no mínimo 48 horas de antecedência e fazer a(s) reserva(s). No CAT você encontra informações sobre Guias especializados, Agências de Turismo e demais informações necessárias.

  • O contato pode ser feito por telefone, E-mail ou diretamente nos CATs.

O telefone do CAT de Mineiros é (64)3661-0006, email: cat.mineiros@gmail.com e fica situado à Avenida Alessandro Marchió nº 169 – Centro .

Horário de funcionamento:

A visitação ocorre diariamente (inclusive domingos e feriados) e a entrada no portão acontece das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. No entanto as visitas só podem acontecer de 08:00 às 18:00. Exceto no período de bioluminescência, que o horário de visitação terminas às 21:00.

visita guiada parque das emas
Carro Safári Parque das Emas

Locomoção no Parque:

Só é permitido no interior do Parque a entrada de veículos particulares que sejam 4×4 (traçados nas 4 rodas) ou podem ser locados carros 4×4 já cadastrados para esse fim nas cidades acima citadas. O Parque conta também com um Carro Safari com capacidade para 20 pessoas que permite uma visão panorâmica, fazendo com que o visitante aproveite cada momento do passeio. Este deve ser reservado com antecedência.

Para utilizar o Carro Safari os turistas devem pagar uma taxa de R$ 120,00 Reais.

Passeios não Guiados:

No parque existem duas trilhas Auto guiadas, uma de 14 km fica no portão Jacuba (entrada por Mineiros) e outra no portão Bandeiras (entrada por Chapadão do Céu).

Três atividades de turismo de aventura podem ser feitas também sem o Monitor ambiental. O custo dessas atividades são individuais e não está incluso no ingresso, portanto, os interessados devem manifestar-se no momento de fazer a reserva do passeio, pois os monitores das mesmas não residem no parque e vão exclusivamente para tal.

ATIVIDADES DE TURISMO DE AVENTURA

Boia Cross- percurso de 1200 metros pelo Rio Formoso.

Flutuação- percurso de 800 metros pelo Rio Formoso.

Passeio de Bike- percurso de até 12 km pelas estradas do Parque.

Passeios Guiados:

  • O passeio de Carro Safari ou em outro veículo só é permitido com a presença de Monitores Ambientais cadastrados no Parque, que podem ser contratados nos CATs ou em Agências de Turismo dos três municípios. Um monitor guia até 10 pessoas e a diária do mesmo não está inclusa no valor do ingresso.
  • As trilhas feitas a pé também devem ter a presença de um Monitor Ambiental.
  • A observação da Bioluminescência acontece de setembro a dezembro só são feitas com Monitor Ambiental.
  • É possível fazer uma travessia de Bike pelo Parque, um percurso de 45 km ou 90 km. A travessia deve ter um carro de apoio e acompanhamento de Monitor Ambiental.

ver passarosOBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS

Se o turista tiver um objetivo específico como observar aves               ( Birdwatching) , existem Monitores capacitados  para tal.

Outra forma de visitar o Parque “gastando pouco” é só procurar O CAT  de Mineiros e se informar sobre os passeios ecológicos que são realizados pela Associação de Guias de Turismo “Filhos do Cerrado”, que acontecem uma vez  por mês sempre nos finais de semana e nos feriados. Para participar do grupo misto de 20 pessoas, só é preciso fazer a inscrição no próprio CAT . Ao fazer a inscrição o turista tem direito a: transporte, Monitor Ambiental, carro safari e ingresso (VOUCHER). Não está incluso, alimentação e atividades extras como: Boia Cross, Flutuação e passeio de Bike.

DICAS

O que levar?

  1. Cantil- beba muita água para hidratar-se;
  2. O uso de protetor solar e repelentes contra insetos é altamente recomendável, tendo em vista a diversidade da natureza local;
  3. Boné ou chapéu;
  4. Capas de chuva (na estação das chuvas);
  5. Use roupas e calçados fechados apropriados para caminhada;
  6. Óculos de sol;
  7. Alimento para consumir durante toda estadia no parque, pois ele não dispõe de estabelecimento comercial para servir alimentação.
  8. Agasalho. Devido a altitude do planalto e a vegetação na maioria campo limpo, o Parque é cortado por ventos frios pela manhã e a tarde.

Respeite às normas do parque.passeioparqueemascaminhao

  1. Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas, não use atalhos;
  2. Jogue o lixo nos locais adequados ou encontre uma forma de acondicioná-lo para trazê-lo de volta.
  3. Não alimente os animais. Observe-os a distância.
  4. Ande em silêncio, preservando a tranquilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece;
  5. Animais, plantas, rochas, frutos e sementes encontrados no local fazem parte do ambiente e nele devem permanecer.
  6. Tire apenas fotografias; deixe somente leves pegadas; e leve para casa imagens na sua memória. Evite incêndios;
  7. Proibido consumir bebidas alcoólicas no interior do Parque.

Por fim, onde pernoitar? (Hotéis)

O parque não conta com meios de hospedagem no seu interior e nem área de camping, portanto o pernoite deve acontecer fora do Parque. Existe próximo ao Parque uma pequena pousada e na cidade de Mineiros o turista pode contar com vários hotéis.

CONTATO – Nélio Silva Carrijo (dados ao final da página) ou CAT MINEIROS TEL (64)3661-0006 – E-mail – cat.mineiros@gmail.com – Endereço- Avenida Alessandro Marchió nº 169 Centro

Compartilhar
Nélio Silva Carrijo
Guia regional de Turismo (EMBRATUR), Monitor Ambiental do PNE – Parque Nacional das Emas, Propritário da Agência Trilhas do Cerrado - Telefone: (64) 9-99752400 - email: nelioguiatur@hotmail.com