Mineiros e suas cachoeiras

0
5246

Mineiros é um municipio do Sudoeste de Goiás geograficamente situado em uma das maiores altitudes brasileiras, com variação de 700 a 1100m, na Serra dos Caiapós.

Nosso município tem o título de  um dos maiores divisores de água da América do Sul.

É no município de Mineiros que “brotam” inúmeras nascentes d´água algumas subterrâneas que dão origem a rios como Araguaia, Rio Verde, Diamantino, Formoso e Jacuba, que abastecem bacias hidrográficas importantes como a do Araguaia-Tocantins e a do Paraná.

Conforme escreveu o escritor mineirense Martiniano José da Silva: “ É um privilégio morar nestas terras de águas emendadas e de rios de águas verdes, azuis, brilhantes. Mesmo que de águas passadas, trêmulas e túrbidas, pedindo socorro. Rios que brincam de esconder e nos enganam sumindo na terra, onde as águas do sul e do norte se “tocam” e se beijam num comovente sinal de despedida histórica”.

Nesse ambiente rico em nascentes de água e com uma geografia ímpar com a Serra dos Caiapós, é natural que existam belíssimas  cachoeiras que encantam quem as visita.

Muitos são os poetas e escritores que com palavras buscam descrever as sensações… o sentimento… o prazer que a água proporciona… Mas é melhor experimentar esse privilégio ofertado pela natureza.

Cachoeira Bela Vista
Cachoeira Bela Vista – pouco conhecida – nesta área são 5 cachoeiras próximas umas das outras
Cachoeira do Pinguela
Cachoeira da Pinguela – cerca de 18km do centro urbano de Mineiros – na mesma propriedade encontra-se a Cachoeira da Sucuri – com um passeio é possível avistar e tomar banho em duas belas cachoeiras.
Cachoeira do Sucuri
Cachoeira da Sucuri – aproximadamente 18km do centro urbano de Mineiros – na mesma propriedade pode ser visitada a Cachoeira da pinguela
Cachoeira das Perdizes
Cachoeira das Perdizes – cerca de 20km do centro urbano de Mineiros – nos fundos do IPAF – Instituto de Pesquisas Agronômicas da FIMES
Cachoeira do Rio Verde
Cachoeira do Rio Verde – cerca de 30km do centro urbano de Mineiros
Cachoeira do Rio Verde 2
Cachoeira do Rio Verde – cerca de 30km do centro urbano de Mineiros
Cachoeira Dois Saltos
Cachoeira Dois Saltos – cerca de 100km do centro urbano de Mineiros – Região do Urtigão

edelcarmenEdelcarmen Maria Forselius – Pedagoga formada na Unifimes, Coordenadora Pedagógica e Educadora na Escola ENA – Educandário Nascente do Araguaia. Discente do curso Gestão Ambiental pela UNOPAR, pós graduada em Gestão de Pessoas. Desenvolve um projeto de Educação Ambiental há 10 anos no Rio Verde com os alunos dos 5ºs. anos do ENA.

Compartilhar
Mineiros.com
Conhecida como "cidade saúde", acolhedora e em rápida evolução e crescimento, antigamente denominada a Princesinha do Sudoeste, Mineiros convida todos a uma visita para conhecer e investir nessa promissora cidade. Curta e contribua com o site enviando suas histórias, fotos e sugestões.