Mineiros de 1920 até a década de 2000

0
804

Mineiros é um pequeno município situado na região centro-oeste do Brasil, especificamente no sudoeste goiano que juntamente com outros 16 municípios integra uma grande região agrícola do Estado de Goiás.

É o segundo maior município do Estado de Goiás em extensão territorial e está a 425 km da capital, Goiânia. Seu povoamento iniciou-se por volta de 1873 e sua emancipação política aconteceu em 1938.

população de mineiros

  • Observando-se os censos populacionais do IBGE na tabela acima, a partir do ano de 1920 até a década de 1960 sua população teve um pequeno crescimento e a maioria da população vivia na zona rural. A economia principal era a agricultura e a pecuária de subsistência.

Nessa época os proprietários rurais mantinham nos sítios e fazendas os funcionários e os respectivos agregados (familiares dos funcionários que viviam no campo, moravam nas propriedades e trabalhavam na lavoura como meeiros, ou seja, plantavam nas terras do patrão por sua conta e a colheita era repartida entre meeiro e dono da terra. Em geral, também ajudavam nos engenhos na fabricação do açúcar, cachaça e rapadura, geralmente para consumo próprio).

 

Mineiros1941-22
Mineiros em 1941- vista aérea

 

Contudo, em 1970 percebe-se um significativo aumento populacional, período em que a população urbana tem um aumento interessante e passa a ser maior do que a população rural. Esse fenômeno social foi observado no Brasil inteiro, onde vivenciou-se a saída da população mais pobre do campo e a crescente miséria nos centros urbanos.

DÉCADA DE 1970

A partir da década de 1970 iniciou-se a vinda de migrantes de outras regiões do país, comprando terrras dos pequenos proprietários e as transformando em grandes propriedades, alterando a economia local. O homem do campo intensifica sua mudança para a cidade e pequenas lavouras e a pecuária de subsistência são substituídas pelas empresas rurais.

Nesse período, em todo o Estado de Goiás os migrantes procuravam terras para a implantação de lavoura mecanizada, principalmente pelos incentivos do governo federal. É trazida uma nova filosofia de ocupação rural mediante a compra de grandes áreas de terras por meio de financiamentos públicos e incentivos fiscais.

Todo o sudoeste de Goiás recebe então grande número de migrantes do sul, principalmente gaúchos, alterando significativamente o processo cultural na região. Novos conceitos. O cerrado foi intensamente modificado por lavouras de milho, sorgo, soja e algodão.

O sudoeste goiano foi muito abordado pelos migrantes para a compra de terras em razão da existência de grandes áreas planas (o que facilita a mecanização da agricultura). Poucas pessoas se tornaram grandes produtores rurais, a máquina substituiu a mão-de-obra e então a população foi se tornando predominantemente urbana.

A paisagem, por obviedade, é alterada. Surgiram armazéns e as empresas rurais e na cidade é construído um setor com muitas  casas de alto padrão, dos empresários rurais. Inicia-se na periferia as ocupações ilegais de áreas públicas, construções de casas populares e loteamentos. Cresce o desemprego e as escolas passam a ser insuficientes para atendimento à população. Os hospitais particulares que atendiam pelo INSS cessam seus convênios e começam a atender especialmente clientes particulares.

Em 1997 em Mineiros inicia-se um processo de industrialização com a instalação de empresas de processamento de aves, suínos e bovinos. A população então, em 2006, já é significativa (44.848 habitantes), dentre eles 40.366 residiam na cidade e 4.624 na área rural.

Estimativa populacional segundo o IBGE, de 1980 a 2007

mineiros

 

ALTERNÂNCIA POLÍTICA

A administração da cidade tem-se revezado, nos últimos trinta anos, entre PMDB e PSDB. Por três mandatos consecutivos, de 1983 a 1996, o município foi administrado pelo PMDB. Depois, de 1997 a 2000 a administração se deu pelo PSDB; em seguida, de 2001 a 2004, pelo PMDB; depois, por um período de 8 anos, novamente o PSDB (2005 a 2012), assumindo em 2013, mais uma vez, o governo do PMDB, o que demonstra uma alternância bipolarizada das visões políticas locais.

danielamaralDaniel R. D. do Amaral

Promotor de Justiça em Mineiros desde 2005.  Dados coletados na internet. Há complementos ou modificações necessárias no texto? Entre em contato pelo formulário do site.

Compartilhar
Mineiros.com
Conhecida como "cidade saúde", acolhedora e em rápida evolução e crescimento, antigamente denominada a Princesinha do Sudoeste, Mineiros convida todos a uma visita para conhecer e investir nessa promissora cidade. Curta e contribua com o site enviando suas histórias, fotos e sugestões.