José Alves de Assis

6
1234
deputado-jose-alves-de-assis
José Alves de Assis

A rápida trajetória de vida do Deputado José Alves de Assis, o menino pobre, de ascendência baiana, nascido em Mineiros, sonhador e lutador por um mundo melhor, serviu de exemplo e inspiração para centenas de outros cidadãos goianos na luta por um ideal de vida.

Ele foi imortalizado principalmente por ter sido homenageado e dado seu nome a diversas escolas públicas em diversas cidades goianas como Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, localizado no Setor dos Afonsos, na cidade de Aparecida de Goiânia, o Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, localizado no centro da cidade de Itapuranga-Go, o Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, localizado no centro da cidade de Lagoa Santa, o Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, localizado no Jardim América, na cidade de Goiânia, o Colégio Estadual José Alves de Assis, localizado no centro da cidade de Mineiros, dirigido pela professora Lucélia Moraes Vilela Soares, subordinado a Subsecretaria Regional de Educação de Mineiros; o Colégio Estadual Deputado José de Assis, localizado no Setor Bela Vista, da cidade de Aragarças, o Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, localizado no Setor Sul da cidade de Sanclerlândia, o Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, localizado no centro da cidade de Santo Antonio do Descoberto e a Escola Estadual Deputado José Alves de Assis, localizada na Vila João Pedro, da cidade de Guapó. Sem dúvida, está imortalizado!

São nove unidades escolares em diferentes cidades goianas que recebem o nome honroso do Deputado José Alves de Assis, tragicamente desaparecido do nosso meio, depois de uma vida inteira dedicada às causas sociais.

José Alves de Assis nasceu em Mineiros no ano de 1935, filho de Lindolfo Alves de Brito e Marcolina Flora Alves, ambos pobres e agricultores, de ascendência baiana, lutadores no tempo em que da terra tudo se tirava para o sustento. Eles se casaram em Mineiros, no ano de 1928.

O menino pobre de Mineiros realizou seus estudos iniciais na sua cidade natal, no então Grupo Escolar Pedro Ludovico Teixeira. Era impulsivo, agitado e com natural liderança. Assim, foi apelidado de Bregué. Em 1949, depois de terminar o então Curso Ginasial, decidiu mudar-se para Goiânia, no intuito de disputar uma vaga na então Escola Técnica Federal de Goiás, hoje IFEGO e, com dificuldade, conseguiu realizar o curso de Eletrotécnica e Rádio Telegrafia, empenhando-se com o professor Odilon Kneipp Fleury Curado (1898-1980), seu mestre e amigo.

Mais tarde, José Alves de Assis ingressou no Curso Técnico em Contabilidade que era ministrado no Colégio Ateneu Dom Bosco. Ali ele tornou-se Contabilista no ano de 1956.

Com muito esforço e muito trabalho, José Alves de Assis ingressou no curso de Direito da Faculdade de Direito de Goiás, no ano de 1957. Nesse curso já nasceu sua vocação política quando, ainda estudante, foi eleito vice-prefeito da cidade de Mineiros. Assim adiou o curso, que só veio a terminar em 1961.

Paralelo a todas as atividades de trabalho e de estudos, José de Assis amava o futebol desde os tempos de infância em Mineiros. Nessa atuação chegou a Presidente do Palmeiras Esporte Clube, com grandes jogadas e históricas disputas.

Politicamente, sua atuação teve início com a criação do jornal O Bandeirante, em Goiânia no ano de 1957 e a organização do “Comitê Pró-melhoramento de Mineiros”, lutando por sua terra. Pelo PTB foi vice-prefeito de Mineiros, na gestão de José de Rezende Alvin. Depois em 1962, foi eleito vereador em Mineiros. Depois se elegeu Deputado Estadual e, mais tarde, Deputado Federal, sempre lutando pelos interesses de sua região e do Estado de Goiás.

No governo de Irapuan Costa Junior assumiu a difícil pasta da Educação Estadual, fazendo uma gestão inovadora para a época, com formação de profissionais técnicos e pedagógicos para as escolas e a inclusão de diferentes projetos. Na sua gestão foi criada a Fundação Cultural de Goiás, na qual brilhantemente esteve à frente o professor Jacy Siqueira, que fez as primeiras lutas para tombamento de bens culturais.

José Alves de Assis foi casado com Cleuzita Antonia de Rezende Assis, de 1962 até o seu falecimento, com quem teve quatro filhos. Sua esposa, também movida pelo ideal, ainda esteve engajada na luta política em Goiás.

O Deputado José Alves de Assis faleceu de desastre aéreo em 14 de outubro de 1979, aos 44 anos de idade, em pleno serviço do Estado de Goiás, desejando ser útil ao povo e aos seus próprios sonhos.

São homenagens e honras ao grande homem que tão pouco esteve entre nós, mas que muito deixou de legado às futuras gerações.

Compartilhar
Mineiros.com
Conhecida como "cidade saúde", acolhedora e em rápida evolução e crescimento, antigamente denominada a Princesinha do Sudoeste, Mineiros convida todos a uma visita para conhecer e investir nessa promissora cidade. Curta e contribua com o site enviando suas histórias, fotos e sugestões.

6 COMENTÁRIOS

  1. Saudoso José Alves de Assis, grande amigo de meu pai Nicomedes e de meu irmão Amilton.
    Dentre as afinidades, meu pai e o “Bregue” como ele era tratado pelos amigos, também compartilhava a afinidade político partidária.
    O José de Assis, dentre as diversas qualidades que possuía, destacava-se a lealdade com os amigos, independente de sigla partidária.
    Meu irmão Amilton, mesmo com filiação partidária oposicionista à do então Deputado José de Assis, quando prefeito de Portelandia, recebia do então deputado verdadeiras aulas de política e de administração pública.

  2. Obrigada Deputado José de Assis, como Mineiros cresceu com seus esforços, como seu caráter foi um exemplo para todos que trabalha na área, em prol de uma cidade que amou com o coração e sua alma. Sei que esta trabalhando mesmo no outro planeta, que pessoas abençoadas assim, Deus, continua usando para ajudar todos aqui que tanto precisa de sua força, e sei que os mineirenses são agraciados com esse trabalho continuo. Deus, abençoe e faça que possa ter cada dia mais luz, brilho e muito amor juntinho do pai.

  3. Aqui na cidade de Fazenda Nova que fica no centro oeste de Goiás, no setor Vila Nova tem a Escola Estadual Deputado José Alves de Assis, hoje ela está sendo usada pelo município como escola municipal,
    foi desativado pelo governo do estado. Hoje pesquisei para saber quem é José Alves de Assis. Muito importante ele foi para o nosso estado.

  4. Justa homenagem ao filho de Mineiros que tanto fez e morreu lutando por sua cidade. Desconheço político que tenha a memsma índole e que tenha a população em primeiro lugar como o Jose de Assis o fazia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here