Nosso município de Mineiros está localizado em um divisor de águas que passa todo o Estado de Goiás e o Distrito Federal. Esse rede hidrográfica que passa pelos município sde Mineiros, Caiapônia, Paraúna, São Luiz de Montes Belos, Anápolis e segue até o Distrito Federal é formada por rios que abastecem as duas grandes bacias sul-americanas (Bacia Amazônica e Bacia do Prata.

Os principais rios de Mineiros são o Araguaia, Babilônia, Salto, Diamantino, Matrinchã, Verde, Formoso e Jacuba.

O rio Araguaia nasce próximo ao Parque Nacional das Emas e faz divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás, depois divisa também o estado do Tocantins até desaguar no Rio Tocantins. Nas nascentes do Rio Araguaia é onde situa-se o encontro dos três estados (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Ribeirão Sucuri em Mineiros/GO

Ribeirão Sucuri em Mineiros/GO

O rio Babilônia tem sua nascente próxima à nascente do ribeirão Monte Alto. Antes de desaguar do Araguaia, corta todo o município de Santa Rita do Araguaia, chamada antigamente de Santa Rita dos Impossíveis e Ivapé ou ‘caminho das frutas’, na linguagem Tupi (trechos históricos retirados do livro Parque das Emas, do escritor e historiador Martiniano José da Silva). Seus principais afluentes são os córregos Corrente e Empantanado (este rio faz divisa de Mineiros com Santa Rita do Araguaia).

Já o rio Diamantino é resultado da união dos córregos Indaiá e ribeirão Boa Vista, cujo principal afluente à margem direita é o rio Matrinchã, que faz divisa com o Município de Doverlândia. Essa microbacia juntamente com a do Salto representa uma enorme região do município de Mineiros.

O rio Verde, também denominado ‘verdinho’ tem suas nascentes próximas do município de Portelândia e passa rumo ao sudeste pelo município de Mineiros, chegando até o município de Serranópolis, dividindo depois os municípios de Caçu e Itarumã, até desaguar no rio Paranaíba. Seus principais afluentes são do lado esquerdo os corregos Perdizes, Coqueiros e Pilões e pelo lado direito os córregos Sucuri, Cedro, Capivara e Taquari e os ribeirões Monte Alto, Grande (São Pedro) e São Domingos.

hidrografiamineirosPor fim, os rios Formoso e Jacuba tem sua origem no Parque Nacional das Emas, o primeiro na cabeceira alta e o segundo no extremo norte do parque. Bem à frente, os rios se unem e formam o rio Corrente, que desemboca no rio Paranaíba, afluente do rio Paraná.

Em todas as cidades que estão na divisa de águas, é possível, como aqui em Mineiros, encontrar as veredas onde estão as nascentes que originam rios que despejam para dois lados opostos (norte e sul), denominação comum de “águas emendadas”.