A Gripe em Goiás e em Mineiros

0
1057

A Secretaria de Saúde do Estado de Goiás divulgou na última quinta-feira (27/04), dados da vacinação contra a tão temida gripe Influenza (H1N1) até o momento. Já foram aplicadas em todo o estado 353.513 doses da vacina, o que significa uma cobertura vacinal de 28,99% do público alvo, que estimado em 1,5 milhão de pessoas.

Flu/H1N1 Vaccine concept @ Home, Toronto - Ontario (Sept 26th, 2009)
Vacina H1N1

Goiás já recebeu mais 260 mil doses da vacina, o que corresponde a mais 17% da meta. O Ministério da Saúde já enviou 950.210 doses de vacina para o Estado e o restante (550 mil doses) deverá ser enviado até o encerramento da campanha, em 20 de maio.

Nessa primeira fase da campanha, estão sendo vacinadas pessoas do grupo prioritário que são crianças de 06 meses a cinco anos de idade, pessoas com 60 anos completos, gestantes e mães com até 45 dias após o parto e ainda os profissionais da saúde.

Em Mineiros, A Secretaria Municipal de Saúde deu início a campanha no dia 18 de abril. Foram confirmados dois casos de H1N1 em nosso município, em um dele, o pacientes está internado em um hospital localizado na cidade de Rio Verde, o outro está aqui mesmo e passa bem. A vacina está sendo aplicada nas pessoas do grupo prioritário, em todos os postos de saúde entre as 07h00 e as 17h00.

Ao final da campanha em 20 de maio, após ter sido vacinadas as pessoas do grupo prioritário, caso restem algumas doses, a Secretaria de Saúde de Mineiros estará disponibilizando para aplicação em pessoas interessadas.gripe

A Secretária Municipal de Saúde de Mineiros Rosângela Rezende Amorim recomenda a toda a população que tome os cuidados básicos como:

  • Cuidar da saúde, da higiene e procurar ficar em locais arejados, tomar bastante líquido, estar bem alimentado e dormir bem.
  • Cubrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, com um lenço descartável e, após, lavar bem as mãos.
  • As pessoas que estão com tosse devem carregar sempre lenços descartáveis e proteger a boca e o nariz, pois uma vez nas mãos os vírus são facilmente transferidos para outras pessoas ou para o ambiente (maçanetas, telefones entre outros)
  • Lavar as mãos com freqüência com água e sabão.
  • Mantenha-se em local bem ventilado, sem correntes de ar.H1N1 (1)

Evite ao máximo

  • Locais com aglomeração de pessoas.
  • Contatos muito próximos com pessoas.
  • Evite passar a mão no rosto todo, no nariz, na boca e nos olhos.
  • Ficar em contato direto e prolongado com suspeitos de gripe A.
  • Cumprimentar com as mãos ou beijar e abraçar pessoas com sintomas de gripe.
  • Compartilhar alimentos, copos, talheres e toalhas.
  • Colocar os lábios no bico ejetor de água dos bebedouros

Na presença de sintomas como:

Febre

Tosse e ou dor de gargantaGRIPE-H1N1

Dor de cabeça

Coriza nasal

Dor muscular ou de articulações

Fraqueza

Diarréia

Não se automedique

Se começar com febre e tosse, tem de procurar um serviço de saúde. E preferencialmente, já fique afastada dos outros, porque a transmissão começa um dia antes de a doença se manifestar e vai pelo menos até sete dias depois. Quando aparecem os sintomas, a pessoa já está transmitindo.

O vírus da influenza fica nas superfícies por até duas horas.

Procure lavar as mãos com freqüência. Também há tubos pequenos de álcool gel, que essenciais na limpeza das mãos.

Texto: Liah Resende

Compartilhar
Liah Resende
Jornalista, Web Repórter e divulgadora de notícias sobre a nossa cidade de Mineiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here