Alto índice de suicídio em Mineiros já foi tese de Mestrado

0
1343

Depois da grande ocorrência de suicídios em mineiros, sempre surge a dúvida ou curiosidade a respeito da principal causa dos suicídios aqui ocorridos. As causas são sociais, problemas mentais, genéticos, espirituais ou como dizem alguns, a água?

suicidio-mineiros
Suicídios em Mineiros são muitos

Pois bem, teses e comentários há para todos os gostos. O tema é tão intrigante que em um passado remoto foi até objeto de tese de mestrado apresentado à Universidade de Brasília e à Fesurv, Universidade de Rio Verde/GO, pelo mestrando Carlos Edmundo Schacker (Download do Estudo).

Esse estudo, apresentado no ano de 2007,  levou em consideração estudos de atendimentos médicos, psiquiátricos e psicológicos do Centro de Atenção Psicossocial de Mineiros e também análise das principais famílias em que há uma maior prevalência de transtornos mentais e também suicídios.

Segundo esse estudo, na origem da cidade de mineiros datada do ano de 1873 as famílias Carrijo, Rezende, Oliveiras, Teodoro e Guimarães, responsáveis pelas primeiras grandes fazendas e criações de gado, com intuito de manter as propriedades na mesma família, houve muitos casamentos consanguíneos, pois as pessoas que vinham de outros estados (Minas Gerais e Nordeste) não eram bem aceitas, eram, inclusive, chamadas de “forasteiros” e essas pessoas representavam a desagregação da estrutura familiar mineirense. Esse preconceito perdurou por muitos anos e causou inúmeros casamentos consanguíneos.

O estudo, ao final, concluiu que praticamente todos os casos de suicidas estudados à época apresentavam transtorno mental prévio, depressivo e bipolar. Detectou ainda que algumas famílias descendentes da pioneira houve maior prevalência de suicídio e transtorno de humor.

Saiba mais sobre suicídio no vídeo abaixo. Para ver o estudo completo, faça o Download do Estudo

 

Compartilhar
Mineiros.com
Conhecida como "cidade saúde", acolhedora e em rápida evolução e crescimento, antigamente denominada a Princesinha do Sudoeste, Mineiros convida todos a uma visita para conhecer e investir nessa promissora cidade. Curta e contribua com o site enviando suas histórias, fotos e sugestões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here