Portal do Parque Nacional das Emas, Mineiros é um município brasileiro situado no sudoeste do Estado de Goiás, distante das principais capitais mais próximas nas seguintes distâncias: 420 km de Goiânia-GO, 500km de Cuiabá-MT, 550km de Campo Grande-MS e 650 km de Brasília-DF. Destaca-se como grande crescimento industrial, porém sem estrutura suficiente para acompanhar a grande migração de pessoas gerada pela industrialização local.

De 2010 a 2013 houve um crescimento explosivo do número de loteamentos e empreendimentos habitacionais na cidade, o que demonstra que a cidade terá um crescimento muito grande nos próximos anos. Abaixo, foto do condomínio Portal do Cerrado, situado na parte mais alta da cidade:

Portal do Cerrado Mineiros Goias

Mineiros situa-se na zona do Alto Araguaia, entre a Bacia Amazônica e a Bacia do Prata, posição estratégica na fronteira dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Localizado no sudoeste goiano, 85% do Parque Nacional das Emas.

Recentemente, passamos a divulgar algumas fotos antigas de nossa cidade para conhecimento e identificação da origem histórica de cada uma delas. Veja as fotos clicando AQUI.

História

Segundo pesquisas do mestre Martiniano J. Silva, expedições provenientes da região do Triângulo Mineiro de Minas Gerais começaram a desbravar a região conhecida como Sudoeste Goiano, influenciados pelo romance “Inocência”, de Visconde de Taunay, que narrava uma aventura nessa região. A partir daí, famílias de fazendeiros começaram a instalar-se na região onde hoje existe a Vila do Cedro. Com o crescimento do povoado, ergueu-se a primeira igreja, que hoje é a Matriz do Divino Espírito Santo. As famílias se instalaram próximas ao Córrego Moita Redonda, hoje conhecido por Córrego Mineiros.

Por meio da lei nº 257 de 24 de maio de 1905, Mineiros foi elevado à condição de povoado. Em 31 de Outubro de 1938, ocorreu a emancipação da localidade, dando origem ao município de Mineiros. Em 14 de novembro de 1963 o distrito de Córrego da Porteira foi emancipado, tornando-se o município de Portelândia, que está completamente rodeado pelo município de Mineiros.

Bandeira_de_Goias Considerada como a cidade do Parque Nacional das Emas, Mineiros está geograficamente localizada em uma grande altitudes brasileira, que varia de 700 a 1100 metros. A Serra dos Caiapós é considerada em Mineiros um dos divisores de água da América do Sul. O município é repleto de nascentes, quase todas na área urbana.

DADOS E NÚMEROS

Estado da Federação Goiás
MesorregiãoSul do Estado de Goiás (IBGE/2008)
MicrorregiãoSudoeste do Estado de Goiás (IBGE/2008)
Municípios de divisaSanta Rita do Araguaia, Jataí, Portelândia, Serranópolis, Chapadão do Céu, Perolândia, Doverlândia, Caiapônia, Alto Taquarí (MT), Alto Araguaia (MT) e Costa Rica (MS).
Distância da Capital Goiânia420 Km
Altitude770 metros

 

PRINCIPAIS DADOS GEOGRÁFICOS
Área Territorial do Município9.060,10 km²
 
População Total55 036 hab. Estimativa IBGE/2012
Densidade Populacional6,19 hab./km²
Clima do localTropical
BiomaCerrado
Fuso HorárioUTC-3

 

INDICADORES IMPORTANTES
IDH0,78 médio (PNUD/2000)
PIBR$ 1.059.047 Mil reais IBGE/2010
PIB Per capitaR$ 15,995 60 reais IBGE/2009
LocalizaçãoLocalização de Mineiros
Fonte: IBGE

 

Hino de Mineiros

 

 

Trevo de Entrada da Cidade de Mineiros

 

mineiros

Trevo de Mineiros/Goiás

 

Um novo trevo da cidade de Mineiros foi inaugurado em 2012, com obras de arte que representam os principais animais do cerrado brasileiro e da fauna local. Passou a ser um importante ponto de parada para fotos, porém com muito risco aos turistas, já que no trevo da cidade passam muitos caminhões. Portanto, tenha cuidado com acidentes.

 

Entrada da Cidade de Mineiros

Estátua de uma Ema e ao fundo Avenida Antônio Carlos Paniago, entrada da cidade de Mineiros

 

Dados Técnicos sobre a Cidade – 2010/2012

Água

O município tem sua captação de água em dois mananciais: nascente do Córrego de Mineiros e do Córrego Coqueiros. Em torno de 70% do esgoto urbano é coletado e sua totalidade é despejado no córrego que corta a cidade, sem tratamento.

Lixo e Zoneamento

Há coleta de lixo, porém o serviço não é feito pelo ente público, mas por empresas contratadas, que coletam em torno de50 toneladas de lixo por dia. Todo o material é encaminhado a um Lixão a céu aberto, considerado contaminado.

A cidade tem Plano Diretor, porém não possui legislação sobre o  zoneamento ambiental nem sobre a arborização urbana.

Cultura Social do Local

Como na maioria das cidades do estado de Goiás, há um grande costume da população em frequentar bares e restaurantes. Em Mineiros, a população possui diversos bares situados próximo à Avenida Jardim. Também há 2 praças mais famosas chamadas Praça Bauhaus e Praça do Lago do Cerrado.

Também são comuns as denominadas “moagens”,  festas de grupos de amigos em casa. Há no município 4 Pontos de Cultura, que  incluem o Centro Cultural Santo Agostinho e o Teatro Frank Green. Ainda há a praça do skate,  cachoeiras, um estádio municipal e um estádio de esportes. Festas regionais também estão presentes na vida  cultural do município, assim como algumas organizações culturais.

Existe também duas Comunidades Quilombolas em Mineiros, o Cedro, onde funciona um  laboratório de ervas medicinais, e o Buracão.