CAD – O desafio das primeiras semanas

0
329

Como dizia o grande filósofo grego Sócrates “Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”.

Aceitar o convite para fazer parte do projeto foi um desafio, pois a violência nas escolas vem sendo tema de discussões no mundo todo. E nós profissionais da educação estamos angustiados e preocupados com o futuro que a educação vem trilhando com tantas atitudes de indisciplina e desrespeito praticadas pelos nossos alunos.

O CAD chega em um período de clamor dos profissionais da educação. Clamor por melhores condições de trabalho, pois sabemos que onde há indisciplina não há chance de sucesso no processo educacional dos alunos. Nos últimos tempos não só a indisciplina tem aumentado, mas a evasão, a falta de compromisso dos alunos e dos pais, principalmente em relação ao complemento dos estudos em casa, onde o alunado não se compromete em reforçar os conhecimentos repassados em sala com as tarefas de casa, além de não encontrarmos na maioria dos pais o apoio que surtiria efeito.

A parceria com o Ministério Público, que insere não só a política de tolerância zero quanto à indisciplina, mas também chama a atenção dos pais para as responsabilidades que estes tem para com os filhos, além de mostrar para os professores o papel ímpar de transmissores não só de conteúdos mas de valores de cidadania e respeito, traz embutido a possibilidade da concretização de que as mudanças vão acontecer e melhor, já estão acontecendo.

Escutar os relatos da professora de língua portuguesa e da secretária geral da escola Dona Tonica (Vídeos abaixo) sobre o início das mudanças com a implantação do CAD, nos dá uma injeção de ânimo, mostrando nos que estamos no caminho certo, pois como fala a secretária Fabrícia o primeiro sucesso foi realmente a grande número de pais na reunião marcada para assinatura do termo de compromisso, onde o Dr. Daniel explanou sobre os objetivos e as ações  do projeto. Contamos nessa reunião com a presenca maciça dos responsáveis, a escola tem em média 570 alunos, desse total apenas 30 pais não compareceram, sendo que estes já foram notificados pelo promotor e tiveram que comparecer na escola para prestar esclarecimentos.

Esse fato vem sendo motivo de grandes comemorações, pois nós educadores estamos acostumados a convocar os pais para reuniões na escola, onde comparecem o mínimo de pais. Outra mudança que já foi percebida e relatado pelos professores em uma de nossas reuniões, foi a questão das tarefas de casa, tarefas estas que não eram realizadas por uma grande maioria dos alunos, foi citado que havia sala que dentre os 40 alunos existentes apenas 5 faziam a tarefa, fato esse que vem sendo transformado, foi falado também sobre o recreio, que vem sendo mais tranquilo desde a implantação do projeto.

Enfim, estamos percebendo as mudanças e estamos esperançosos com a formação dessa grande equipe (Escola – Ministério público – Família) que seguirá os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejamos atingir, na tentativa de desenvolver um trabalho que fortaleça a responsabilidade, a solidariedade, a compreensão e o respeito entre alunos e professores, entre pais e filhos. Alcançando assim com nossos jovens o mais apreciável tipo de sucesso: uma Cidadania com Amor e Disciplina.

 

Lília e Isabel Cristina

Implantadoras do projeto CAD– Mineiros-Goiás.


 

Depoimentos: Secretária Geral da escola Dona Tônica e Professora de língua portuguesa:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PvXAbBqfDf4&feature=related[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NZ5pqXvkTUY&feature=related[/youtube]

 

Compartilhar
Mineiros.com
Conhecida como "cidade saúde", acolhedora e em rápida evolução e crescimento, antigamente denominada a Princesinha do Sudoeste, Mineiros convida todos a uma visita para conhecer e investir nessa promissora cidade. Curta e contribua com o site enviando suas histórias, fotos e sugestões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here