Artesanato Mineirense em Alta

0
520

Na última quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014, a Prefeitura de Mineiros, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu uma reunião com os artesãos da cidade para tratar sobre assuntos referentes à Feira Cultural, que este ano completará duas décadas de existência.

Na oportunidade foram lembradas as conquistas de 2013, cursos e importantes parcerias firmadas com SEBRAE e SENAR; curso de cestaria, denominado “Trançado em Buriti”; orientações para definição de preços e conquista de mercado, com Jair Stival (SEBRAE); o diagnóstico do artesanato e sugestões oferecidos por consultores do Senar (Andréia) e Sebrae (Mônica Lima); o curso Aprender a Empreender no Artesanato, com Henrique (SEBRAE).

artesanatomineirense1

Avaliação do artesanato mineirense pelos consultores Beatriz Athayde, da Central do Artesanato Goiano e André Franco, Secretaria de Indústria e Comércio do Estado, beneficiou 60 artesãos, atingindo o maior índice do estado de Goiás (população/artesãos) e colocou a cidade de Mineiros no topo, 2º Lugar no Estado, considerando o número de artesãos cadastrados, os quais receberão, no dia 21 de fevereiro/2014, sua carteira nacional de artesão.

artesanatomineirense3

Todos os artesãos foram convidados a fazer seu cadastro na Casa do Artesão, o que facilitará para que as informações sejam repassadas às pessoas que buscam o local para adquirirem produtos do município. Foram orientados sobre a demanda do grupo e a necessidade de providenciar eleição da diretoria da Associação dos Artesãos, visando o fortalecimento da equipe, a união para a produção conjunta do artesanato e a escolha de um produto que seja a marca de nossa cidade, para que, brevemente, possamos receber através do SEBRAE, um profissional em Design de Artesanato para capacitar os artesãos de Mineiros a trabalharem com a matéria prima escolhida, juntamente com outros produtos mais utilizados, os quais retratarão as belezas de nosso município.

artesanatomineirense2

artesanatomineirense5
A reunião aconteceu na Biblioteca Pública de Mineiros Irmã Maria de Lourdes

Definidas nossas prioridades e habilidades de produção, a marca artesanal de Mineiros ganhará vida e identificará o município em todos os cantos do Brasil e também fora dele.

Marta Brandão 
Jornalista Literária, Assessora da Secretaria de Cultura e Turismo

Compartilhar
Mineiros.com
Conhecida como "cidade saúde", acolhedora e em rápida evolução e crescimento, antigamente denominada a Princesinha do Sudoeste, Mineiros convida todos a uma visita para conhecer e investir nessa promissora cidade. Curta e contribua com o site enviando suas histórias, fotos e sugestões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here