Acadêmico da Unifimes tem trabalho aprovado em Seminário Internacional

0
155

Nossa cidade tem alunos que se destacam internacionalmente. Agora é a vez do acadêmico Hítalo Vieira Borges, aluno do 7º período de Direito, que juntamente com a Professora Tatiane Alves Macedo tiveram seus trabalhos aprovados para participar do II Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina. 

O tema dos artigos foram: Constitucionalismo Latino Americano: Perspectivas Sobre a Participação Popular eNovos Instrumentos de Democracia Participativa na América Latina: O Poder Cidadano na Venezuela, o Control Social na Bolívia, e o Quinto Poder no Equador.

Os trabalhos foram resultado das pesquisas desenvolvidas no Projeto História do Constitucionalismo na América Latina, coordenado pela professora Tatiane e financiada pela Unifimes.

            O evento será realizado na Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo – RS, entre os dias 25 e 26 de abril.

O evento:

O II Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina, organizado pelo Núcleo de Direito Humanos – Unisinos, Escola de Direito – Unisinos, Universidade do vale dos Sinos – UniSinos, tem como objetivo central aprofundar mais a temática da produção do conhecimento jurídico na região latino-americana, focando os debates mais recentes em torno da fundamentação dos Direitos Humanos e suas relações com as perspectivas pós e descolonial. Neste sentido, o evento atual deve abrir, além das temáticas desenvolvidas no seminário passado, temáticas emergentes que não têm sido contempladas. Será o caso de explorar o potencial das propostas intercultural e feminista latino-americano, o problema dos crimes de atrocidade, entre outros.

Importante dizer que esse evento será importante para seguir consolidando as redes nacionais e internacionais acadêmico-científicas que foram impulsadas no primeiro encontro. Desta forma, tratar-se-à de segurar a presença da maioria dos professores-pesquisadores que estiveram no primeiro evento, e agregar outros novos que atuam na área de Direitos Humanos, desde um horizonte epistemológico descolonial.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here