A importância da Educação de Valores

2
536

A importância da Educação de Valores *

Olá! Tudo bem?

Discutiremos hoje sobre um aspecto de extrema importância para a educação na atualidade: a necessidade de retomar e privilegiar os valores. Vamos a reflexão!

Por muito tempo em nosso país, sobretudo nas décadas de 60 e 70 com o advento e fortalecimento do Regime Militar, privilegiou-se uma educação que tinha como elemento essencial a instrução técnica. O conhecimento técnico era considerado o mais importante, além de pré-requisito para a inserção e sucesso do indivíduo na sociedade. Além do conhecimento técnico, também se trabalhavam valores no ambiente escolar, e a exemplo disto, você com certeza deve se lembrar da famosa disciplina Educação Moral e Cívica. Porém, temos que deixar claro que este conteúdo focava o dever à obediência política e a alienação diante da ditadura que agia em nosso país.

Nas décadas de 80 e 90 o mundo sofreu imensas transformações: fim dos regimes militares, fortalecimento dos movimentos sociais, fim do sonhado Socialismo e, mais recentemente, o advento da globalização e da popularização da internet. Infelizmente, parelelo a estas mudanças e em certa medida em decorrência delas, assistimos ao fortalecimento do individualismo. Presenciamos o desenvolvimento de uma geração preocupada em conquistar sucesso, em satisfazer apenas suas necessidades e desejos. Constatamos no dia-a-dia a diminuição de práticas solidárias e a perda crescente, em indivíduos de todas as idades e diferentes classes sociais, do sentimento de responsabilidade social.

Felizmente este quadro começou a mudar! Assistimos hoje a um grande movimento da sociedade em busca de justiça social, do fim da corrupção, do aprendizado e do respeito com a diversidade. Estes movimentos têm ganhado força por se organizarem e reunirem adeptos nas famosas redes sociais. A escola não pode e não deve ficar de fora deste movimento! Se pretendemos construir uma sociedade equilibrada, responsável e sustentável, temos que lutar e colocar em prática uma educação que busque e privilegie os valores. O valores do ser (essência), do conviver, do aprender, do tolerar e, principalmente, do amar, os quais devem permear toda ação educativa, seja no lar, na escola ou na sociedade.

Este tipo de educação só terá êxisto se trabalharmos com exemplos. Lição de sermão não apresenta resultados quando falamos da arte e do desafio de educar. Servir de exemplo é a única forma de ensinar.

Uma educação pautada nos valores poupa o aparato governamental dos enormes gastos com a manutenção da segurança e combate da violência. Se pretendemos educar gerações que possuam responsabilidade social, temos que dar ao trabalho com valores lugar de destaque no processo educativo. Vamos juntos em busca de uma educação ética, humana e responsável.

*Marcos Liba: Educador por amor e convicção. Licenciado em Ciências Sociais e especialista em Educação. Trabalhando como professor e gestor nas redes municipal e privada. Tendo a certeza de que a Educação é ponte para o desenvolvimento das pessoas.  Coordenador Pedagógico do COC Araraquara/SP. Autor do “Blog do Marcos Liba” 

Compartilhar
Mineiros.com
Conhecida como "cidade saúde", acolhedora e em rápida evolução e crescimento, antigamente denominada a Princesinha do Sudoeste, Mineiros convida todos a uma visita para conhecer e investir nessa promissora cidade. Curta e contribua com o site enviando suas histórias, fotos e sugestões.

2 COMENTÁRIOS

  1. A Educacao de valores e muinto importante porque ajuda o aluno, para saber de que forma e utel ela nos proporciona a ter uma educacao de qualidade ou valor etnico na sociedade em geral…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here